Cris Angel Brechó e Bazar - Loja Móvel e Virtual


Na Pesquisa

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mobilidade Sustentável!



No final dos anos 90, cidadãos de 35 cidades francesas decidiram deixar seus carros em casa como forma de buscar outras alternativas de transporte, assim surgiu o Dia Mundial sem Carro, celebrado hoje, 22 de setembro. O objetivo principal da data é reduzir o número de automóveis particulares nas cidades e assim, reduzir também os problemas decorrentes do trânsito, como grandes congestionamentos, poluição do ar, poluição sonora, isolamento urbano, acidentes fatais, problemas de saúde, alto consumo de combustíveis fósseis, gastos aaltos aos cofres públicos, queda de produtividade e redução da qualidade de vida da população.

Em 2001, a idéia chegou ao Brasil e foi grande o número de adesões, totalmente voluntárias e, a cada ano, mais localidades aderem à comemoração. O apoio e as parcerias com órgãos públicos e privados contribuem nas ações de conscientização, seja por meio de ruas fechadas, de caminhadas, de passeios ciclísticos, tudo voltado para o uso racional dos automóveis e de estímulo a meios de locomoção mais sustentáveis. 

As grandes cidades no mundo inteiro já sofrem conseqüências, como São Paulo, cidade líder na quantidade de carros no Brasil, cujos dados do Departamento Nacional de Trânsito - Denatran revelam que já são 35 milhões  em todo o país, o equivalente a um carro para cada dois habitantes. Outros países também divulgaram seus dados: Estados Unidos (1,3 habitante/carro); Itália  (1,5 habitante/carro); Japão, Espanha, Canadá e Alemanha (1,7 habitante/carro). Esses dados mostram o colapso que as grandes cidades já passam e fazem com que mais de 40 países celebram o Dia Mundial Sem Carro. Entre as medidas mais citadas para  tentar resolver e/ou minimizar os problemas estão o incentivo e o investimento no transporte público de forma a torná-lo eficiente e de alta qualidade, convencendo o usuário a trocar o seu carro individual por um coletivo; a criação de ciclovias e ciclofaixas nas principais ruas e avenidas das cidades; instalação de sistemas de aluguel e transporte de bikes, garantindo segurança e comodidade àqueles que optarem pela bicicleta como meio de transporte; o estímulo a práticas como a carona solidária e o planejamento individual, fazendo com que cada cidadão busque pessoas com roteiros semelhantes e se unam para reduzir a quantidade de carros nas ruas.
Além da mudança nos hábitos diários da população, existem outras medidas voltadas para as políticas públicas que defendem mudanças ainda mais rigorosas. Algumas cidades, como Amsterdã (Países Baixos), Copenhague (Dinamarca), Ottawa (Canadá), Freiburg (Alemanha), Bogotá (Colômbia), Londres (Reino Unidos) e Quarry Village (Estados Unidos), proibiram total ou parcialmente a utilização de carros em suas ruas, avenidas e centros históricos. Lá foram criadas outras medidas para desencorajar o uso do carro, como diminuir o número de vagas para estacionamento, cobrar pedágio urbano para quem circula de carro pelo centro e aumentar o preço do combustível. Medidas integradas são, portanto, a palavra de ordem quando o assunto é mobilidade sustentável.
A amplitude do conceito já chegou a lugares onde antes poderia não ter sentido, como os cursos de arquitetura. Novos modelos de urbanismo sustentável já buscam planejar nas plantas das cidades formas de torná-las conectadas e capazes de abrigar diversas funções em um mesmo espaço, evitando longos deslocamentos. Porém, é essencial entender que não se trata apenas de uma celebração, mas que devemos ter mais liberdade nas ruas. As mudanças depende de todos, mas o poder público deve criar ações permanentes em benefício dos pedestres, ciclistas e outras pessoas que não dirigem carros.

2 comentários:

  1. Adorei o blog, muito legal!
    Parabéns,
    Abraços Regina

    ResponderExcluir
  2. Valeu Regina, sinta-se à vontade pra fazer qualquer comentário, sejam eles elogios, dicas, críticas, pois melhorar e satisfazer os visitantes é, além de um grande desafio, uma imensa satisfação. Um abraço fraterno e desejos de um Novo Ano repleto de conquistas e saúde a você e àqueles a quem você estima.

    ResponderExcluir