Cris Angel Brechó e Bazar - Loja Móvel e Virtual


Na Pesquisa

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jóia e Paisagem!

Vale à pena ver de perto duas exposições que estão à disposição do público aqui em Fortaleza, no Espaço Cultural da Unifor: "Burle Marx - Mostra Antológica e A Paisagem Monumental" e "Rio das Pedras - Exposição de Antônio Rabelo".
                                                     
http://graphics8.nytimes.com/images/blogs/themoment/posts/0319garden.jpgNa mostra de 79 obras do conceituado paisagista brasileiro Burle Marx, estão dispostas visões panorâmicas de várias cidades, principalmente o Rio de Janeiro, que remontam ao século XIX, através de uma montagem intitulada 'Monumental'. A exposição, dividida em duas etapas, apresenta a primeira parte como um resgate de trabalhos do artista feitos em diferentes épocas e com diferentes técnicas, ressaltando sua habilidade e diversidade naturais. A segunda etapa da exibição apresenta a montagem de uma sala original, com uma  característica marcante de Burle Marx, que era destacar a exuberância de um ambiente e a ousadia em unir suas telas de pintura à paisagem. Além da pintura e da botância, este talentoso e dedicado artista plástico experimentou diferentes técnicas, como tapeçaria, painéis de cerâmica, gravuras, esculturas, projetos para jóias, além de grande interesse pelas artes visuais, arquitetura, música e literatura.

"Burle Marx - Mostra Antológica e A Paisagem Monumental"
Visitação gratuita de 3 de setembro a 12 de dezembro de 2010, de terça a sexta, das 10:00h às 20:00h e aos sábados e domingos, das 10:00 às 18:00h. Também é possível agendar visitas guiadas através do Projeto Arte-Educação, que atende crianças e adolescentes pertencentes à rede pública e privada de ensino. O local também dispões de monitoes para acompanhamento de visitas individuais. O telefone do Espaço Cultural Unifor é 3477-3319.

http://3.bp.blogspot.com/_qQwIvIO2q-0/TIIuDdLBWJI/AAAAAAAAA4c/UtPHDXAu88s/s1600/RIO4.jpgA exposição "Rio das Pedras" do artista plástico cearense Antônio Rabelo demonstra sua habilidade de transformar pedras em jóias. A mostra busca traduzir duas características presentes em um só conceito, que é o surgimento de jóias a partir das pedras e a presença de espinhos de mandacaru e de couro de bode. São 75 peças de 8 coleções do artista, são elas Sertão, Homem e Natureza, Sonho, Rio das Pedras, Cactus, Cristais, Majé e Rupestre. A maioria inspirada na cidade de Quixeramobim - terra natal do artista - onde Antônio Rabelo produz e se inspira para criar diferentes peças a partir de diferentes conhecimentos, como o artesanato em pedra-sabão, a fotografia, o desenho, a serigrafia, a escultura, a pintura e até consertos em antigas máquinas de escrever. São vivências de um sertanejo simples que despertou para as artes e que soube tirar proveito de seu cotidiano, demonstrando um universo artístico onde tudo se soma e se amplia.

"Rio das Pedras - Exposição de Antônio Rabelo"
Visitação gratuita de 25 de agosto a 19 de setembro de 2010, de terça a sexta, das 10:00h às 20:00h e aos sábados e domingos, das 10:00 às 18:00h. Também é possível agendar visitas guiadas através do Projeto Arte-Educação, que atende crianças e adolescentes pertencentes à rede pública e privada de ensino. O local também dispões de monitoes para acompanhamento de visitas individuais. O telefone do Espaço Cultural Unifor é 3477-3319.

Nenhum comentário:

Postar um comentário